Pesquisar:

 

 

 

 

Presos Políticos V


Capitão Francisco Pimentel

 

Capitão Francisco Pimentel - Illustre official de Torre e Espada com relevantes serviços prestados à Patria nas campanhas d’Africa. Antigo governador da Guiné e Huila; ajudante de campo de S. M. El-Rei. Foi preso em Junho de 1912 e condemnado pelo tribunal marcial de Lisboa a 2 annos de prisão correccional e egual tempo de multa a 500 réis por dia. Advogado: dr. Antonio Bourbon. Posto em liberdade por decreto de 21 de Fevereiro de 1914. 

 

 

 

 

 

 Tenente Antonio Ferreira

 

 

 

Tenente Antonio Ferreira - Illustre official de Torre e Espada com relevantes serviços prestados á Patria nas campanhas d’Africa. Preso em Julho de 1912. Condemnado pelo tribunal marcial de Lisboa a 2 annos de prisão correccional e egual tempo de multa a 500 réis por dia. Advogado: dr. Antonio Bourbon. Posto em liberdade pelo decreto de 21 de Fevereiro de 1914.

 

 

 

 

 

José Affonso

 

 

José Affonso - 1.º cabo de cavallaria. Preso em Julho de 1912 por accusação de pertencer ao chamado «complot» d’Evora. Julgado no tribunal marcial de Lisboa que o condemnou a 2 annos de prisão correccional e multa correspondente. Defensor, officioso. Posto em liberdade por decreto de 21 de Fevereiro de 1914.

 

 

 

 

 

 

 Henrique Rodrigues Pereira

 

Henrique Rodrigues Pereira - Guarda n.º 1054 da policia de Lisboa. Preso em 14 de Maio de 1912 por suspeitas de passar armamento na estação do Rocio. Esteve incommunicavel durante 16 dias, sendo julgado no tribunal marcial de Lisboa que o condemnou a 4 annos de prisão cellular e 8 de degredo ou 15 na alternativa. Posto em liberdade pelo decreto de 21 de Fevereiro de 1914. Advogado: dr. José Duffner.