Pesquisar:

 

 

 

 

Em destaque

Qual é coisa, qual é ela, que entra pela porta e sai pela janela?

Banquete repúblicano 

Afonso Costa não é, como escreveu A.H. de Oliveira Marques, o mais querido e o mais odiado dos Portugueses. É, com certeza, uma das figuras mais ridículas e abjectas da História de Portugal, epítome do que constituiu a I República, ou seja, um regime de vale-tudo, de ameaças, de extorsões, de perseguições e ódios. Afonso Costa jamais foi querido. Foi sempre temido, odiado, repudiado e no fim respeitado, pois ser amado significava perder a força necessária à consolidação da sua obra. Ler mais »

Opinião

 

Destaque

Presos Políticos na 1ª República – Protesto Internacional

Em 1912 e 1913 a República Portuguesa ocupou largo espaço na imprensa europeia, mas não com as manifestações de admiração nem com os louvores que os seus propagandistas haviam ambicionado. A velha guarda do movimento republicano, que sempre sonhara com o reconhecimento internacional dos seus ideais “humanitários”, via-se forçada a reconhecer que a imagem da república, nos círculos europeus, estava muito longe do desejado. As notícias sobre maus tratos infligidos aos presos políticos tinham transposto fronteiras e conquistado as atenções da opinião pública nos países com mais ascendente sobre a nação lusa.  Ler mais »

Artigos recentes

A República Comemorada

O Centenário da República, comemorado com uma boa dose de celebração palavrosa e inócua, não se pode dizer que ficasse reduzido a esses momentos festivos e... Ler Mais »

Feminismo e Antifeminismo na República Portuguesa - 2

Quando o jornalista Tomé Vieira revelou ao mundo o motivo da oposição republicana ao voto feminino, reproduzindo o que Bernardino Machado confidencialmente lhe... Ler Mais »

Feminismo e Antifeminismo na República Portuguesa - 1

O carácter do feminismo republicano é tão alheio ao que se entende hoje no mesmo conceito, que alguns historiadores e cronistas, para o tornarem inteligível,... Ler Mais »

A Repressão da Imprensa Na 1ª República

 Não falte, a entrada é gratuita com oferta do catálogo! Será inaugurada na próxima Segunda-feira dia 04 às 17,00hs no Palácio da Independência em Lisboa... Ler Mais »

Norton de Matos: perfil de um candidato a presidente da república

José Mendes Ribeiro Norton de Matos. Estranhamente, um minhoto.Tendo frequentado a Escola do Exército, partiu para a India em 1895. Sem jamais pôr em causa a... Ler Mais »